Secções
Entrar

Tsipras: Grécia recupera "direito a definir o seu destino"

21 de agosto de 2018 às 12:56

O primeiro-ministro grego falou em "dia histórico" e de uma "nova era" para o país" após o "fim das políticas de austeridade e da recessão".

A Grécia recupera o "direito a definir o seu destino", congratulou-se esta terça-feira o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, numa mensagem televisiva a partir da ilha de Ítaca, símbolo da longa viagem do herói mitológico Ulisses.

1 de 3
Tsipras
Foto: REUTERS/Alkis Konstantinidis
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Pretendendo assinalar o primeiro dia da "nova era" do seu país, que na segunda-feira concluiu o seu terceiro programa de assistência internacional, encerrando oito anos de resgates financeiros, Alexis Tsipras deslocou-se a Ítaca, no mar Jónico, ponto de partida e de regresso de Ulisses na Odisseia de Homero.

O primeiro-ministro grego salientou que se trata de "um dia histórico (...) o do fim das políticas de austeridade e da recessão".

"A Odisseia moderna que o nosso país atravessou desde 2010 terminou", declarou Tsipras na breve declaração.

Utilizando expressões célebres da Odisseia, poema épico de Homero do século VIII antes de Cristo, Alexis Tsipras elogiou a coragem e "a capacidade dos gregos, que como Ulisses souberam enfrentar as 'Simplégades' (rochedos flutuantes)" da recessão.

A Grécia, o país europeu mais atingido pela crise económica e financeira que surgiu em 2008, foi o primeiro a pedir assistência financeira e esteve oito anos sob tutela dos credores União Europeia e Fundo Monetário Internacional.

Tsipras, no poder desde Janeiro de 2015, teve de assinar em Julho do mesmo ano o terceiro e último plano de empréstimo ao país.

Na segunda-feira, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, bem como vários outros dirigentes europeus saudaram a saída da Grécia dos planos de ajuda, elogiando "os esforços e os sacrifícios dos gregos" a "a solidariedade" dos europeus durante a crise da dívida.

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o seu homólogo grego pela saída do país do programa de resgate financeiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela