Secções
Entrar

Trump promete “cooperação” com Rajoy e pede fundos para a NATO

08 de fevereiro de 2017 às 08:21

O Presidente dos EUA prometeu manter uma "cooperação estreita" com o Governo espanhol liderado por Mariano Rajoy e pediu, tal como fez com outros líderes europeus, que Espanha "partilhe o fardo do gasto em defesa" da NATO.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu manter uma "cooperação estreita" com o Governo espanhol liderado por Mariano Rajoy e pediu, tal como fez com outros líderes europeus, que Espanha "partilhe o fardo do gasto em defesa" da NATO.

Trump e Rajoy mantiveram esta terça-feira uma conversa ao telefone, de cerca de 15 minutos, naquele que figurou como o primeiro contacto oficial entre ambos desde que o primeiro chegou à Casa Branca, a 20 de Janeiro, durante a qual abordaram temas de interesse comum, incluindo as relações económicas bilaterais e a luta contra o auto-proclamado Estado Islâmico (EI).v"Os dois líderes acordaram manter uma estreita cooperação em matéria de segurança, economia e luta contra o terrorismo", informou a Casa Branca em comunicado.

Horas antes, o Governo espanhol adiantou que, durante a conversa, Rajoy garantiu que Espanha "está nas melhores condições para ser um interlocutor dos Estados Unidos na Europa, na América Latina e também no norte de África e Médio Oriente".

Donald Trump, que durante a sua campanha eleitoral acusou a NATO de estar "obsoleta", estava especialmente interessado em falar sobre o financiamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte, tal como fez nas primeiras conversas que manteve enquanto Presidente dos Estados Unidos com outros líderes europeus. "O Presidente Trump reiterou o compromisso dos EUA com a NATO e destacou a importância de todos os aliados partilharem o fardo do gasto em defesa", refere o comunicado da Casa Branca.

A mensagem é praticamente idêntica à dos comunicados emitidos após as conversas que Trump manteve ao telefone nos últimos dias com o Presidente francês, François Hollande, e com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni; e similar também à dos contactos iniciais com o Reino Unido e Alemanha.

Trump insistiu que os parceiros da NATO devem cumprir o seu compromisso de elevar o orçamento da Defesa até 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo estimativas, o gasto militar de Espanha é de 0,9% (5.962 milhões de euros em 2016), apesar de o Governo espanhol sustentar que esses números não reflectem totalmente a realidade, já que deve adicionar-se, entre outras, as despesas das missões de paz no exterior ou as dos grandes programas de armamento.

"Nós estamos comprometidos com a defesa e a segurança transatlântica e fazemos esforços – umas vezes em dinheiro e outras vezes em espécie", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Alfonso Dastis, durante uma visita a Washington em Dezembro.

Rajoy e Trump comentaram ainda a realização, em maio, da cimeira de líderes da NATO em Bruxelas, a qual deverá ser a primeira ocasião que os dois vão ter para se encontrarem fisicamente. A conversa entre Trump e Rajoy também serviu, segundo a Casa Branca, "para reafirmar a forte aliança bilateral numa série de interesses mútuos" e "prioridades partilhadas, incluindo os seus esforços para eliminar o EI".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela