Secções
Entrar

Trump não poupa críticas a opinião de Macron sobre a NATO

03 de dezembro de 2019 às 13:23

Chefe de estado francês disse que a organização está em "morte cerebral". Líder da Casa Branca diz que de uma afirmação "perigosa" porque "ninguém precisa mais da NATO do que a França".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou "desagradável" e "uma falta de respeito" a posição do presidente francês que afirmou recentemente que a NATO está em estado de "morte cerebral".

Trump iniciou com esta resposta uma conferência de imprensa conjunta com o secretário geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, antes do início dos trabalhos da cimeira da organização, em Londres.

A cimeira assinala os 70 anos da Aliança Atlântica e decorre até quarta-feira.

"Creio que é um insulto e fiquei surpreendido" pela frase de Emmanuel Macron, sublinhou o presidente dos Estados Unidos acrescentando também que se trata de uma afirmação "perigosa" porque, disse, "ninguém precisa mais da NATO do que a França".

Trump deve reunir-se ainda hoje com Emmanuel Macron, que também se encontra em Londres, onde líderes de 30 países, incluindo o primeiro-ministro, António Costa, participam a partir de hoje numa cimeira da NATO, coincidindo com o 70.º aniversário da aliança militar que protege cerca de mil milhões de pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela