Secções
Entrar

Trump deixa de publicar visitas à Casa Branca

14 de abril de 2017 às 20:31

Casa Branca justificou a decisão com "graves riscos de segurança nacional e preocupações sobre a privacidade"

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que vai deixar de publicar voluntariamente a lista de visitantes à Casa Branca, uma política adoptada pelo seu antecessor, Barack Obama. A Casa Branca justificou a decisão com "graves riscos de segurança nacional e preocupações sobre a privacidade", segundo oWashington Post.

A equipa de Trump não publicava a lista de visitantes desde que tomou posse, em Janeiro, e agora anunciou que só vai divulgar os nomes das personalidades que visita a Casa Branca quando a sua equipa assim entender.

Apenas serão públicos os registos das visitas de agências que organicamente não são parte da Casa Branca, como a Agência de Gestão e Orçamento, cuja sede está também na mansão presidencial.

A Casa Branca diz que a decisão de não actualizar a base de dados das visitas, que era publicada na Internet e estava ao acesso de todos, irá poupar 70 mil dólares aos contribuintes até 2020.

O ex-presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama revelava periodicamente a quase totalidade dos visitantes da Casa Branca, uma medida de transparência a que a administração Trump agora põe fim.

A administração de Barack Obama não publicava, no entanto, algumas visitas à Casa Branca, como as entradas meramente privadas (como as amigas das duas filhas) ou visitas altamente sensíveis (como os nomeados para o Supremo Tribunal).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela