Tóquio considera ameaça de afundar o Japão "ultrajante"
O Governo japonês responde à ameaça norte-coreana de que "As quatro ilhas do arquipélago [do Japão] deviam ser afundadas no mar" por uma bomba nuclear
O porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, disse hoje que a ameaça norte-coreana de afundar o Japão com uma bomba nuclear é "extremamente provocadora e ultrajante".
O designado Comité norte-coreano para a Paz da Ásia-Pacífico divulgou uma declaração atacando os Estados Unidos por impulsionar sanções reforçadas contra a Coreia do Norte e o Japão por apoiar a campanha norte-americana.
"As quatro ilhas do arquipélago (do Japão) deviam ser afundadas no mar" por uma bomba nuclear, refere a declaração, divulgada na noite de quarta-feira pela agência oficial norte-coreana KCNA.
Respondendo hoje à pergunta de um jornalista sobre aquela declaração, Yoshihide Suga considerou que ela "aumenta significativamente a tensão na região e é absolutamente inaceitável".
A ONU aprovou na segunda-feira o oitavo pacote de sanções contra a Coreia do Norte, destinadas a isolar economicamente o país em resposta ao sexto e mais potente até à data ensaio nuclear, realizado a 3 de Setembro.
Pyongyang afirmou ter testado com sucesso uma bomba de hidrogénio, conhecida como 'bomba H', miniaturizada o suficiente para poder ser colocada num míssil.
Edições do Dia
Boas leituras!