Secções
Entrar

Tiroteio na Nova Zelândia faz três mortos horas antes do arranque do Mundial Feminino de Futebol

Márcia Sobral 20 de julho de 2023 às 10:16

Autoridades dizem não haver indícios de motivações políticas ou ideológicas pelo que o evento decorrerá como planeado.

Em Auckland, uma das maiores cidades da Nova Zelândia e um dos locais que recebe o Mundial Feminino de Futebol, três pessoas morreram na sequência de um ataque armado. Uma das vítimas mortais foi o atirador, havendo ainda registo de pelo menos outros cinco feridos.

REUTERS/David Rowland

O ataque terá ocorrido num estaleiro de obras e, de acordo com a imprensa local, foi levado a cabo por um homem de 24 anos que se encontrava em prisão domiciliária mas com isenção para trabalhar.

As autoridades já estão a investigar o caso mas garantem não haver indícios de motivações políticas ou ideológicas pelo que o alerta de segurança do país não foi aumentado. A FIFA também já se pronunciou sobre o incidente, garantindo que todas as equipas que estiveram "próximas do local" irão receber qualquer tipo de apoio que necessitem.

"Obviamente que preferíamos que [o Mundial] não tivesse começado desta forma. Iremos reconhecer o que aconteceu na Cerimónia de Abertura e dar a nossa palavra em como é seguro continuar com o evento", disse o primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins, aos jornalistas momentos depois do crime.

O arranque do nono Campeonato do Mundo foi marcado pela cerimónia de abertura e o jogo entre a Nova Zelândia e a Noruega onde as jogadores usaram braçadeiras pretas e fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. 

REUTERS/David Rowland

A seleção portuguesa, que compete no Grupo E, estreia-se na prova no domingo frente aos Países Baixos, a partir das 19:30 locais (08:30 de Lisboa). No dia 27 de julho, às 19:30 locais (08:30 de Lisboa), joga com o Vietname e a 01 de agosto, às 19:00 (08:00 de Lisboa), defronta os Estados Unidos.

A cidade de Auckland recebeu nos últimos dias milhares de atletas, equipas desportivas e turistas para o evento que está a ser organizado pela Austrália e Nova Zelândia.

REUTERS/David Rowland
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela