Secções
Entrar

Secretário-geral da NATO abandona cargo em outubro

Leonor Riso 12 de fevereiro de 2023 às 11:43

Garantia foi dada pela porta-voz da NATO após notícias em contrário. Jens Stoltenberg lidera NATO desde 2014 e mandato foi prolongado três vezes.

Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, terminará o seu mandato em outubro, como planeado. O anúncio foi feito por um porta-voz da organização, após um jornal ter noticiado que o norueguês optaria por uma quarta extensão do mandato.

REUTERS/Yves Herman

"O mandato do secretário-geral Jens Stoltenberg foi prolongado três vezes, e ele serviu por um total de quase nove anos", afirmou a porta-voz Oana Lungescu, citada pela agência noticiosa Reuters. "O mandato do secretário-geral termina em outubro e não tem intenção de procurar uma nova extensão do mesmo."

Jens Stoltenberg tem formação em Economia e foi primeiro-ministro da Noruega antes de liderar a NATO, cargo que ocupou em 2014. Foi também ministro das Finanças e da Energia.

Não se sabe quem vai suceder a Jens Stoltenberg, mas o jornalWelt am Sonntag- que noticiou que ele se manteria no cargo - aponta o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez ou o secretário da Defesa britânico Ben Wallace como potenciais sucessores.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela