Secções
Entrar

Rússia lamenta decisão britânica de recusar visto à sobrinha de Skripal

07 de abril de 2018 às 13:32

Victoria, sobrinha do ex-espião russo, manifestou o desejo de reunir-se com os seus familiares no Reino Unido.

A Rússia considerou este sábado "lamentável" a decisão das autoridades britânicas de negar o visto à sobrinha do ex-espião Serguei Skripal, Victoria, que manifestou o desejo de reunir-se com os seus familiares no Reino Unido.

1 de 5
Foto: NEIL HALL/EPA
Foto: Henry Nicholls/Reuters
Sergei Skripal
Filha de Sergei Skripal
Sergei Skripal

"A declaração de que o pedido de visto foi formalizado violando os regulamentos de imigração não resiste a nenhuma crítica. É uma decisão lamentável que causa intranquilidade", disse a embaixada russa em Londres em comunicado.

A nota oficial refere que seria lógico que o consulado britânico em Moscovo tivesse aconselhado Victoria Skripal a "cumprir as regras" e "não negar o visto".

De acordo com uma fonte governamental britânica citada pela BBC, "o visto foi recusado porque a Rússia parece que quer utilizar Victoria como um peão".

"Isto significa que a decisão teve uma motivação política", salientou a mesma fonte.

Na sexta-feira, os médicos do hospital de Salisbury (sul de Inglaterra) afirmaram que o ex-espião russo Serguei Skripal está "a melhorar rapidamente" e saiu do "estado crítico", um mês depois de ter sido envenenado com um agente neurológico.

Christine Blanshard, directora clínica do hospital, afirmou que o ex-espião russo, de 66 anos, "está a reagir bem ao tratamento, melhorando rapidamente, e já não está em estado crítico".

Skripal e a sua filha Yulia estão hospitalizados desde que foram encontrados inconscientes num banco público em Salisbury a 4 de Março.

As autoridades britânicas afirmam que ambos foram expostos a um agente neurológico gasoso, de nível militar, e atribuem à Rússia a responsabilidade pelo ataque.

A Rússia nega qualquer responsabilidade pelo envenenamento.

O hospital afirma que Yulia Skripal, de 33 anos, está consciente e em condição estável.

O envenenamento do ex-espião duplo e de sua filha, em solo britânico, provocou uma das piores crises nas relações entre a Rússia e o ocidente desde a guerra fria e conduziu a uma vaga histórica de expulsões recíprocas de diplomatas.

Londres acusa Moscovo de envolvimento neste envenenamento através da utilização de um agente neurotóxico, enquanto a Rússia desmente as acusações e denuncia uma "provocação" e uma "campanha anti-russa".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela