Rússia confirma visita de representantes do Hamas em Moscovo
Uma delegação do grupo terrorista Hamas e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano estão na Rússia para se encontrarem com o vice-ministro russo, Miakhil Galuzin.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia confirmou hoje que se encontra em Moscovo uma delegação do movimento islamita Hamas e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, para um encontro com o homólogo russo.
Segundo a agência noticiosa Ria Nosvosti, a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, não adiantou pormenores sobre o programa da delegação do movimento, considerado terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, referindo que dará mais informações à imprensa depois das reuniões.
"Posso dizer e confirmar que os representantes do movimento palestiniano relevante estão de visita a Moscovo", disse a porta-voz, quando questionada sobre a presença na Rússia de Musa Abu Marzuk, membro do Hamas.
Zakharova informou ainda que o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ali Bagheri Kani, também está de visita à capital russa e deverá encontrar-se com o homólogo russo, Miakhil Galuzin, segundo reportou a agência noticiosa Interfax.
O Hamas lançou uma ofensiva sem precedentes contra Israel no início de outubro, matando mais de 1.400 pessoas, sobretudo civis. O exército israelita lançou uma contraofensiva que, segundo o Hamas, já custou a vida a mais de 7.000 palestinianos na Faixa de Gaza.
Durante a incursão terrestre em Israel, os milicianos palestinianos arrasaram vários colonatos perto da Faixa de Gaza e fizeram mais de 200 pessoas reféns, incluindo cidadãos de países estrangeiros.
Até à data, o Hamas já libertou quatro pessoas.
Grande parte da comunidade internacional condenou veementemente os ataques do Hamas, mas avisou Israel de que a contraofensiva deve ser conduzida de acordo com o direito humanitário internacional, garantindo a segurança dos civis.
Edições do Dia
Boas leituras!