Secções
Entrar

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem oficialmente o Estado da Palestina

Luana Augusto 21 de setembro de 2025 às 14:26

Portugal deverá reconhecer também ainda hoje o Estado da Palestina.

O Reino Unido reconheceu este domingo (21) o Estado da Palestina. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, através de um vídeo publicado nas redes sociais, onde considera que o momento "chegou".
Keir Starmer anuncia reconhecimento do Estado da Palestina pelo Reino Unido AP Photo/Alberto Pezzali, Pool
"Perante o horror crescente no Médio Oriente, estamos a agir para manter viva a possibilidade de paz e de uma solução de dois Estados. Portanto, hoje, para reavivar a esperança de paz para os palestinianos e israelitas, e uma solução de dois Estados, o Reino Unido reconhece formalmente o Estado da Palestina", afirmou Starmer.
À semelhança do Reino Unido, também o Canadá e a Austrália entretanto também já reconheceram oficialmente o Estado da Palestina. "Austrália reconhece as aspirações legítimas e antigas do povo da Palestina a um Estado próprio", lê-se no documento assinado pelo primeiro-ministro australiano.
O Canadá foi o primeiro país dos G7 a reconhecer este Estado. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, através da rede social X.
Ainda este domingo Portugal deverá reconhecer também o Estado da Palestina.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela