Secções
Entrar

Reaberto espaço aéreo britânico depois de avaria de radar. Mas ainda há perturbações

Ana Bela Ferreira 30 de julho de 2025 às 18:54

Ministra dos Transportes alertou para que "se mantenham as perturbações". Pelo menos 45 voos foram cancelados esta tarde.

Os sistemas de controlo de tráfego aéreo foram repostos no Reino Unido, anunciou a ministra dos Transportes, Heidi Alexander, na rede social X. Uma avaria no radar tinha provocado o encerramento do espaço aéreo, esta quarta-feira à tarde, levando ao cancelamento de, pelo menos, 45 voos, segundo os dados avançados pela empresa de dados de aviação Cirium, à BBC.

Jonathan Brady /PA via AP

Apesar de repostos os sistemas, a ministra britânica alertou que é "expectável que as perturbações se mantenham", aconselhando os passageiros a confirmarem as informações dos seus voos antes de se dirigirem aos aeroportos.

Os dados da Cirium apontam ainda para 35 chegadas ao Reino Unido que foram canceladas. "O aeroporto de Heathrow foi o que registou o maior número de cancelamentos, com 16 partidas e sete chegadas, até ao momento", referiu a empresa. 

Entretanto o Centro Nacional de Cibersegurança britânico indicou que não está a encarar este incidente como um ataque.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela