Secções
Entrar

Raiva canina matou 16 pessoas no primeiro semestre do ano em Moçambique

30 de setembro de 2019 às 09:57

Nos primeiros seis meses do ano, registaram-se 13.835 vítimas de mordeduras provocadas por cães, anunciou o Ministério da Saúde.

Dezasseis pessoas morreram no primeiro semestre do ano devido à raiva canina emMoçambique, de um total de 13.835 vítimas de mordeduras provocadas por cães, anunciou o Ministério da Saúde.

"Os casos de mordedura canina têm vindo a aumentar consideravelmente no país", disse Américo da Conceição, diretor nacional de Veterinária, citado pelo diárioNotícias, por ocasião do dia Mundial de Luta Contra a Raiva, que se assinalou no sábado.

No total, as autoridades moçambicanas registaram no primeiro semestre deste ano 13.835 casos de mordedura canina, contra 13.010 do mesmo período do ano passado.

"Este aumento deve-se a falta de posse responsável de animais. O facto é que muitas famílias estão a adquirir cães, mas não seguem os procedimentos para que os animais sejam seguros", acrescentou a fonte.

As autoridades moçambicanas estimam que haja 2,8 milhões de cães em Moçambique.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela