Putin diz que Eslováquia pode acolher negociações de paz com a Ucrânia
Presidente russo lembrou que quer pôr fim ao conflito, mas ainda assim atingir os objetivos de Moscovo. Alega que Eslováquia se tem mantido neutra e por isso pode ser o palco de conversações.
O presidente russo admitiu, esta quinta-feira, que quer pôr um fim ao conflito com a Ucrânia e que está disponível para participar em negociações de paz, que a Eslováquia se ofereceu para acolher.
Vladimir Putin recebeu, esta semana, o primeiro-mninistro eslovaco, Robert Fico, no Kremlin, e indicou que este se ofereceu para acolher conversações entre os dois países em conflito. Fico é um reconhecido opositor do apoio da União Europeia à Ucrânia.
Segundo o presidente russo, as autoridades eslovacas "ficariam felizes por oferecer o seu país como plataforma para as negociações. Não nos opomos, se chegarmos aí. Porque não? Já que a Eslováquia tem tido uma posição neutra."
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky tem criticado repetidamente a Eslováquia, com quem faz fronteira, pelo tom amigável do seu primeiro-ministro em relação a Moscovo, desde que voltou ao poder em 2023. Putin tem repetido que está aberta a negociações para pôr fim ao conflito com Kiev, mas que ainda assim pretende alcançar os seus objetivos na Ucrânia.
Edições do Dia
Boas leituras!