Secções
Entrar

Província canadiana do Ontário retalia. "Rasga" acordo com Starlink e bane empresas dos EUA de contratos

Jornal de Negócios 03 de fevereiro de 2025 às 13:43

A província mais populosa do Canadá não demorou a reagir às tarifas de 25% impostas pelos EUA às importações vindas do vizinho do norte. O contrato com a Starlink, de Elon Musk, será "rasgado".

O primeiro-ministro da província canadiana do Ontário já reagiu às tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos oriundos do Canadá. A resposta visa diretamente um dos elementos mais próximos do Presidente Donald Trump, o dono da Tesla e Starlink, Elon Musk.

"Vamos rasgar o contrato da província com a Starlink. O Ontário não fará negócios com pessoas determinadas em destruir a nossa economia", indicou Doug Ford num comunicado.

O contrato em causa, no valor de 100 milhões de dólares, tinha sido assinado em novembro e previa o fornecimento de acesso rápido de internet através dos satélites da Starlink às comunidades rurais e mais isoladas da província.

Adicionalmente, Doug Ford anunciou que as empresas norte-americanas serão excluídas dos contratos públicos da província até que as tarifas impostas por Trump sejam eliminadas.

Recentemente, Ford tinha afirmado que as tarifas de 25% que a Casa Branca decidiu aplicar aos produtos canadianos colocavam em risco até meio milhão de empregos no Ontário.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela