Secções
Entrar

Principal negociador da UE para o Brexit testou positivo para o novo coronavírus

19 de março de 2020 às 10:49

Michel Barnier, político francês responsável pelas negociações com o Reino Unido para a saída da União Europeia, anuciou que testou positivo para o novo coronavírus.

O principal negociador da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, anunciou esta quinta-feira que testou positivo para o novo coronavírus.

"Queria informar-vos que testei positivo para a Covid-19. Estou bem e de bom humor. Seguirei as medidas necessárias. Para todos os já afetados, e para todos os que estão atualmente em isolamento, vamos ultrapassar isto juntos", escreveu no Twitter.


Num vídeo publicado na sua conta oficial na rede social Twitter, e filmado em casa, Barnier, numa mensagem que assume ser "muito pouco habitual e muito pessoal", indica que na quarta-feira foi testado positivo por Covid-19, acrescentando que se sente "tão bem quanto possível, confinado estritamente" a sua casa.

"Neste momento, quero deixar uma palavra de solidariedade e de apoio a todas as famílias, muito, muito numerosas, afetadas por esta doença e por este vírus, em muitos casos de forma muito grave. Quero também deixar uma palavra de reconhecimento e de respeito para todos os prestadores de cuidados de saúde, que estão a fazer um trabalho formidável, como eu próprio pude testemunhar", afirma.

Exibindo um livro que escreveu "há alguns anos sobre" a urgência ecológica, intitulado "Chacun pour tous" (em tradução livre, "cada um por todos"), Barnier comenta que essa é precisamente a exigência que todos devem respeitar hoje: "Cada cidadão, cada um de nós tem um papel a desempenhar, por todos, para ganhar esta batalha coletiva, esta guerra contra o vírus", afirma.

Barnier, 69 anos, conduz do lado europeu as negociações com o Reino Unido sobre a parceria futura, depois de já ter sido o negociador-chefe da UE para o ‘Brexit’ e Acordo de Saída, consumado em 31 de janeiro passado.

As negociações sobre a futura parceria entre os 27 e o Reino Unido estão atualmente suspensas, depois de a segunda ronda negocial, prevista para a semana em curso em Londres, ter sido adiada devido à pandemia de Covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 84.000 recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se já por 173 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia, cujo epicentro é atualmente a Europa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela