Secções
Entrar

Primeiro civil morto horas após começo de cessar-fogo na Síria

31 de agosto de 2019 às 22:30

No primeiro dia de cessar-fogo unilateral por parte da Síria e dos aliados russos um civil morreu num ataque militar na província síria de Idlib.

Um civil morreu este sábado num ataque militar na província síria de Idlib, tornando-se a primeira pessoa a perder a vida no primeiro dia de cessar-fogo unilateral por parte da Síria e dos aliados russos.

O Observatório de Direitos Humanos da Síria revelou que um cidadão morreu hoje, após um bombardeamento com mísseis realizado por forças leais ao Governo sírio na cidade de Kafr Nabel, na região de Idlib, apenas 13 horas depois do início do cessar-fogo na região que constitui o último refúgio do Estado Islâmico.

Por seu lado, a agência Ebaa, afiliada da Agência de Libertação da Aliança Islâmica do Levante, tem uma versão diferente, referindo que o homem morreu vítima de um bombardeamento de artilharia contra as tropas de Damasco.

A troca de fogo é a primeira violação de um cessar-fogo que foi acordado sexta-feira pela Rússia e pela Síria, embora os sírios tivessem alertado para a possibilidade de retaliação, se fosse alvo de um ataque terrorista.

Este é o segundo cessar-fogo determinado unilateralmente pelas tropas de Damasco, durante o mês de agosto, depois de o primeiro, iniciado em 01 de agosto, ter terminado apenas quatro dias depois.

O Comando Central das Forças Armadas (CentCom) dos Estados Unidos confirmou ter realizado também hoje um bombardeamento contra líderes da Al Qaeda, na província síria de Idlib, já no período de cessar-fogo, no segundo ataque norte-americano, em dois meses, contra a organização terrorista.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela