Secções
Entrar

Presidente dos EUA Joe Biden chegou a Kiev

Leonor Riso 20 de fevereiro de 2023 às 10:00

Presidente norte-americano tinha visita marcada à Polónia, mas acabou por visitar a Ucrânia.

O presidente norte-americano Joe Biden encontra-se em Kiev, Ucrânia. Tinha visita marcada para a Polónia, mas acabou por passar pela capital ucraniana. 

Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

O jornal The Guardianpartilhou imagens:

Joe Biden já se encontra acompanhado pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Esta visita, não anunciada, surge no dia em que o presidente dos EUA era esperado na Polónia. De acordo com a sua agenda, ficaria neste país, vizinho da Ucrânia, até ao dia 22. No dia 24, assinala-se um ano desde o início da guerra na Ucrânia e esta visita europeia do presidente marcaria a data. 

Segundo o jornalThe New York Times, o presidente norte-americano chegou a Kiev de comboio e tem caminhado pela capital junto a Volodymyr Zelensky, tendo passado pelo mosteiro de São Miguel enquanto soaram os avisos de ataque aéreo pela cidade. Para manter a segurança, a Casa Branca emitiu um horário falso que indicava que Biden estava ainda em Washington e que iria à tarde para a Polónia, quando já se encontrava em viagem. 

Volodymyr Zelensky já partilhou uma fotografia com o presidente dos EUA via Telegram: 


Num comunicado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou que ambos discutiram o envio de armas de longo alcance e que a visita é "um sinal de apoio extremamente importante para todos os ucranianos". Já os EUA adiantam que a Ucrânia receberá um novo pacote de ajuda militar avaliado em 500 milhões de dólares, que incluem munições para HIMARS e radares de vigilância aérea. Também vão ser aplicadas novas sanções contra empresas e as elites russas. Os EUA vão manter-se com Kiev "enquanto for preciso", avança informação emitida pela Casa Branca.

Este domingo, o primeiro-ministro polaco Mateusz Morawiecki indicou que a visita de Biden serviria para discutir a presença de tropas dos EUA na Polónia. "Estamos em processo de discussão com a Administração Biden sobre tornar a sua presença militar mais permanente e aumentá-la", afirmou em entrevista ao canal norte-americano CBS. De momento, encontram-se 11 mil soldados norte-americanos no país. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela