Secções
Entrar

Polícia acredita que atirador que matou CEO da UnitedHealthcare fugiu de Nova Iorque

Lusa 06 de dezembro de 2024 às 22:49

Vídeo mostra o atirador a andar de bicicleta até ao Central Park e, mais tarde, a apanhar um táxi para uma estação de autocarros.

O atirador que matou o diretor executivo da maior seguradora de saúde dos Estados Unidos poderá ter fugido da cidade num autocarro, informaram esta sexta-feira oficiais da polícia de Nova Iorque.

O vídeo do atirador que abandonou o local do tiroteio contra o diretor executivo da UnitedHealthcare, Brian Thompson, mostra-o a andar de bicicleta até ao Central Park e, mais tarde, a apanhar um táxi para uma estação de autocarros, disse à CNN o chefe dos detetives Joseph Kenny.

"Temos razões para crer que a pessoa em causa deixou a cidade de Nova Iorque", declarou também a Comissária Jessica Tisch.

O atirador fez questão de esconder a sua identidade com uma máscara durante o tiroteio, mas deixou um rasto de provas captadas pela rede de câmaras de segurança da cidade.

Um oficial da polícia informou que novas imagens de vigilância mostram o suspeito a andar de metro e a visitar estabelecimentos em Manhattan, fornecendo mais pistas sobre as suas ações nos dias que antecederam a emboscada, informou a Associated Press (AP).

A polícia de Nova Iorque afirma que os indícios apontam para o facto de se tratar de um ataque seletivo.

Os investigadores acreditam que o suspeito poderá ter viajado para Nova Iorque no mês passado num autocarro oriundo de Atlanta, de acordo com o oficial da polícia, que não estava autorizado a discutir pormenores da investigação em curso e que falou à AP sob condição de anonimato.

Thompson estava sozinho na altura e não tinha segurança, segundo a polícia.

Os agentes encontraram Thompson no chão, no exterior do hotel, com ferimentos de bala nas costas e na perna direita, disse a polícia.

NYPD/Handout via REUTERS

As autoridades disseram que o atirador parecia ser um homem que usava uma máscara facial preta, ténis pretos e brancos e uma mochila cinzenta "muito característica".

Chegou ao exterior do hotel antes de Thompson, esperou perto do edifício e ignorou outras pessoas antes de se aproximar da vítima pelas costas.

Depois de o agressor ter começado a disparar, a arma avariou, mas ele conseguiu resolver rapidamente o problema e continuou com os disparos, disse a polícia.

O atirador fugiu para um beco perto do hotel e depois usou uma bicicleta elétrica para se dirigir para o Central Park.

Thompson era pai de dois estudantes do ensino secundário.

A mulher, Paulette Thompson, disse à televisão NBC News que o marido afirmou que algumas pessoas o estavam a ameaçar, sugerindo tratar-se de questões relacionadas com coberturas de seguros.

O chefe de polícia de Maple Grove, Eric Werner, disse que o departamento não recebeu qualquer denúncia de ameaças contra o executivo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela