Secções
Entrar

Pelo menos 63 vítimas mortais por bebida alcoólica adulterada no sul da Índia

Lusa 27 de junho de 2024 às 09:54

Algumas pessoas ficaram cegas, outras desmaiaram na rua e outras morreram antes de conseguirem chegar ao hospital.

Pelo menos 63 pessoas morreram e mais de uma centena foram hospitalizadas depois de terem ingerido uma bebida alcoólica adulterada vendida ilegalmente no sul da Índia. O envenenamento ocorreu no distrito de Kallakurichi, no estado de Tamil Nadu, sul da Índia.

REUTERS/Stringer

Na segunda-feira, o primeiro balanço das autoridades sobre o incidente indicava que tinham morrido 56 pessoas. Algumas pessoas ficaram cegas, outras desmaiaram na rua e outras morreram antes de conseguirem chegar ao hospital.

Os trabalhadores mais desfavorecidos, principalmente homens empregados no setor na agricultura, compram regularmente "araca", uma bebida comum no sul e no sudeste asiático.

Na Índia, a bebida é vendida nas ruas, em sacos de plástico, por 60 rupias (0,70 euros).

Os partidos políticos do Estado de Tamil Nadu acusaram-se mutuamente pelas mortes provocadas pela bebida adulterada.

Alguns deputados da oposição foram mesmo expulsos do Parlamento local, depois de terem organizado uma manifestação na quarta-feira, exigindo a demissão do chefe do Governo estadual.

Centenas de pessoas morrem todos os anos na Índia em consequência de lotes tóxicos de bebidas produzidas em destilarias clandestinas.

Substâncias como o metanol são frequentemente adicionadas a estas bebidas para incrementar os efeitos, o que pode provocar cegueira, lesões hepáticas ou a morte.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela