Secções
Entrar

Paulo da Silva Moreira passou à segunda volta

11 de junho de 2017 às 20:18

Médico generalista e presidente da câmara de Treigny, o franco-português está confiante de que pode vencer na segunda volta

Paulo da Silva Moreira é um dos candidatos de A República em Marcha! que passou à segunda volta das eleições legislativas, liderando os resultados na sua circunscrição e integrando o "maremoto" eleitoral do movimento de Emmanuel Macron.

O candidato franco-português da primeira circunscrição de Yonne, no distrito da Borgonha, disse àLusaestar "muito satisfeito" por ter liderado a primeira volta, à frente do candidato de Os Republicanos e da Frente Nacional (FN).

De acordo com os resultados provisórios, Paulo da Silva Moreira conquistou 32,78%, seguido pelo deputado cessante Guillaume Larrivé com 29,88% e pelo representante da FN Ludovic Vigreux com 16,9%.

"Isto significa que fui ouvido e que os eleitores escolheram definitivamente mudar o modo do exercício da política. Eu e o meu suplente somos da sociedade civil e fomos escolhidos por representarmos a renovação", afirmou o candidato que no próximo domingo vai enfrentar o deputado cessante da direita Guillaume Larrivé, "um político de carreira".

Médico generalista e presidente da câmara de Treigny, a cerca de 200 quilómetros a sul de Paris, o franco-português de 52 anos está confiante de que pode vencer na segunda volta.

"É possível. Espero que a mobilização seja a mesma ou melhor. Penso que as pessoas se devem mexer para ajudar A República em Marcha a chegar à Assembleia Nacional. Há um verdadeiro maremoto do Em Marcha! em toda a França. Os resultados são muito bons e a França de amanhã é uma França aberta que vai ter um novo modo de funcionamento", continuou.

Paulo da Silva Moreira, que poderá vir a ser um dos novos rostos lusos de A República em Marcha na Assembleia francesa, nasceu em Cascais e veio para Paris com cinco anos, tendo adquirido a nacionalidade francesa em 1984 e mantido a ligação a Portugal, onde vai "várias vezes por ano".

Antes das primárias do Partido Socialista (PS), Paulo da Silva Moreira tinha sido contactado para se candidatar "sob a bandeira socialista", mas após a vitória de Benoît Hamon decidiu aliar-se a Emmanuel Macron.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela