Secções
Entrar

Paris a ferro e fogo. Protestos não dão tréguas na capital francesa

Márcia Sobral 17 de março de 2023 às 19:04

Governo francês aprovou revisão do sistema de pensões, sem passar pelo Parlamento.

Em Paris, a noite desta quinta-feira, esteve longe de poder ser considerada calma e as imagens partilhadas pelas agências internacionais deixam pouca margem para dúvidas.

Confrontos entre polícias e civis, gás lacrimogéneo, carros a arder, tudo aconteceu no encerrar de mais um dia de protestos contra a lei das pensões aprovada na Assembleia Nacional Francesa.

Segundo a imprensa francesa, os encontros mais intensos ocorreram em frente ao Parlamento, junto ao rio Sena, e estima-se que pelo menos 217 pessoas tenham sido detidas.

E parece que os protestos não vão ficar por aqui. O trabalho em várias refinarias de petróleo deverá ser novamente interrompido, já no início da próxima semana, segundo ameaças dos sindicatos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela