Secções
Entrar

Papa diz que "mundo não se salva afiando espadas, mas acolhendo todos"

Lusa 01 de janeiro de 2026 às 12:44

Leão XIV deixou um novo apelo à paz.

O Papa Leão XIV alertou esta quinta-feira que o mundo "não se salva afiando espadas", mas sim pelo perdão, pela compreensão e pelo "acolhimento de todos", durante a primeira missa do ano, que coincide com o Dia Mundial da Paz.
Papa Leão XIV deseja um Ano Novo "repleto de paz e alegria" na última audiência de 2025 DR
O pontífice americano, um frade agostiniano, fez alusão a Santo Agostinho para afirmar que uma das "características fundamentais" de Deus é "a total gratuidade do seu amor", já que se apresenta na forma de uma criança recém-nascida, nua e indefesa no berço. "Isto ensina-nos que o mundo não se salva afiando espadas, julgando, oprimindo ou eliminando os nossos irmãos e irmãs, mas sim no esforço incansavel para compreender, perdoar, libertar e acolher todos, sem cálculos e sem medo", avisou na sua homilia. Este é o seu primeiro Ano Novo como papa, tendo sido eleito em maio passado, e hoje celebrou a tradicional Missa da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O início de 2026, enfatizou, é uma oportunidade para cada pessoa ter "uma nova vida" marcada pela capacidade de perdoar. "É belo pensar no ano que começa assim: como um caminho aberto, a ser descoberto, no qual nos aventuramos, pela graça, livres e portadores da liberdade, perdoados e dispensadores do perdão", disse, diante de cerca de 5.000 fiéis reunidos na basílica vaticana. Por isso, recomendou que neste ano, enquanto o Jubileu inaugurado por Francisco se encerra em 06 de janeiro, todos se aproximem da fé para abraçar um conceito de paz "desarmado e desarmante", especialmente em benefício dos mais vulneráveis. "Que este seja o nosso compromisso, o nosso propósito para os próximos meses e para toda a nossa vida cristã", exortou. O Ano Novo coincide também com o Dia Mundial da Paz, que está na sua 59ª edição.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela