Secções
Entrar

"Os meus filhos sonham com viagens", diz Olena Zelenska

Sofia Parissi 05 de setembro de 2023 às 16:37

"Isto pode ser um pouco egoísta, mas eu preciso do meu marido, não de uma figura histórica (...)," disse a primeira-dama ucraniana, em entrevista à BBC.

Numa entrevista à BBC, divulgada esta terça-feira, 5 de setembro, Olena Zelenska falou sobre o impacto que a guerra na Ucrânia está a ter na sua família. A mulher do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que não está a viver com o marido e falou sobre as consequências desta distância para os dois filhos que o casal tem em comum.

Reuters

"Não moramos com o meu marido, a família está separada. Temos a oportunidade de nos vermos mas não tanto como gostaríamos. O meu filho tem saudades do pai", disse Olena Zelenska, casada desde 2003 com o presidente ucraniano. "Isto pode ser um pouco egoísta, mas eu preciso do meu marido, não de uma figura histórica, ao meu lado."

Ainda assim, a primeira-dama da Ucrânia garante que acredita que o marido será capaz de vencer a guerra e que a família se irá manter unida. "Eu acredito nele. E apoio-o. Sei que ele tem força suficiente. Ele é de facto uma pessoa muito forte e resiliente. E esta resiliência é o que todos nós precisamos neste momento", defendeu durante a entrevista.E acrescentou: "Mantemo-nos fortes, temos força tanto a nível emocional como físico. E tenho a certeza de que vamos lidar com isto juntos."

No início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, os familiares mais próximos do presidente ucraniano foram apontados como alvos principais e mantiveram-se escondidos em locais secretos, de forma a garantir a sua segurança. Olena Zelenska descreveu estes momentos como "uma sensação constante de adrenalina". 

No entanto, nos últimos meses a primeira-dama ucraniana tem viajado por diferentes locais do mundo para se encontrar com chefes de Estado dos países que estão a apoiar a Ucrânia. Em declarações à BBC, a primeira-dama afirmou que, com o passar do tempo, percebeu que necessitava de "se acalmar" e aprender a lidar com as "condições existentes".

Ainda sobre o impacto da guerra na vida dos filhos, a mulher do presidente Zelensky lamentou: "Custa-me ver que os meus filhos não planeiam nada. Nesta idade, tão jovens. A minha filha tem 19 anos. Eles sonham com viagens, com novas sensações, emoções. Ela não tem essa oportunidade".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela