Secções
Entrar

Opositor russo em liberdade após cumprir pena de prisão

08 de agosto de 2017 às 09:27

Sergei Udaltsov, um dos líderes dos protestos de Maio de 2012 contra o Kremlin, foi libertado após cumprir uma pena de quatro anos e meio

O opositor russo Sergei Udaltsov, um dos líderes dos protestos de Maio de 2012 contra o Kremlin, foi hoje libertado após cumprir uma pena de quatro anos e meio de prisão.

1 de 9
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"Saiu hoje em liberdade Sergei Udaltsov, que passou quatro anos e meio na prisão após ser acusado de 'organizar desordens públicas massivas' em Moscovo em Maio de 2012", anunciou a mulher do opositor, Anastasia Udaltsova, através da rede social Facebook.

Udaltsov, que passou três anos numa cadeia e ano e meio em prisão domiciliária, vai dar uma conferência de imprensa na próxima quinta-feira.

Leonid Razvozhaev, outro dos organizadores das manifestações de maio de 2012, saiu em liberdade em Abril último, depois de mais de quatro anos preso.

O protesto de 06 de maio de 2012 -- contra os resultados das eleições presidenciais de março desse ano, ganhas pelo actual Presidente russo, Vladimir Putin - resvalou em violentos confrontos entre manifestantes e polícia, resultando em mais de 400 detenções.

As autoridades russas abriram uma investigação e acusaram de diversos crimes aproximadamente 30 opositores, dos quais nove foram condenados a penas de prisão efectiva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela