Opositor russo em liberdade após cumprir pena de prisão
Sergei Udaltsov, um dos líderes dos protestos de Maio de 2012 contra o Kremlin, foi libertado após cumprir uma pena de quatro anos e meio
O opositor russo Sergei Udaltsov, um dos líderes dos protestos de Maio de 2012 contra o Kremlin, foi hoje libertado após cumprir uma pena de quatro anos e meio de prisão.
"Saiu hoje em liberdade Sergei Udaltsov, que passou quatro anos e meio na prisão após ser acusado de 'organizar desordens públicas massivas' em Moscovo em Maio de 2012", anunciou a mulher do opositor, Anastasia Udaltsova, através da rede social Facebook.
Udaltsov, que passou três anos numa cadeia e ano e meio em prisão domiciliária, vai dar uma conferência de imprensa na próxima quinta-feira.
Leonid Razvozhaev, outro dos organizadores das manifestações de maio de 2012, saiu em liberdade em Abril último, depois de mais de quatro anos preso.
O protesto de 06 de maio de 2012 -- contra os resultados das eleições presidenciais de março desse ano, ganhas pelo actual Presidente russo, Vladimir Putin - resvalou em violentos confrontos entre manifestantes e polícia, resultando em mais de 400 detenções.
As autoridades russas abriram uma investigação e acusaram de diversos crimes aproximadamente 30 opositores, dos quais nove foram condenados a penas de prisão efectiva.
Edições do Dia
Boas leituras!