Secções
Entrar

ONU monitoriza de perto aumento de requerentes de asilo venezuelanos

31 de agosto de 2017 às 11:36

Estados Unidos, México, e também Costa Rica são os países mais procurados


O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, afirmou, na quarta-feira, que monitoriza de perto o aumento do número de venezuelanos que têm requerido asilo em vários países do continente americano.

1 de 5
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"Temos visto um aumento [do número] de pessoas venezuelanas que procuram asilo. Temos assistido [a isso] nos Estados Unidos e no México, e também na Costa Rica", declarou Filippo Grandi, numa conferência de imprensa na capital, San José.

"Estamos a observar de perto a situação e a cooperar com os países que estão a receber [venezuelanos] e também com a Venezuela, que ao longo da história tem sido uma nação que acolhe muitos refugiados, principalmente colombianos", afirmou.

Grandi afirmou esperar que a situação na Venezuela estabilize: "Há muitos problemas no país. Problemas económicos, sociais, falta de bens de primeira necessidade, violência e grupos que são perseguidos".

O diplomata italiano encontra-se na Costa Rica, no âmbito de uma viagem que o levou já ao México, Guatemala, El Salvador e Honduras, focada na crise dos deslocados pela violência no Triângulo Norte da América Central.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela