Secções
Entrar

ONU apresenta plano de acção para líderes religiosos combaterem incitamento à violência

14 de julho de 2017 às 22:19

A iniciativa é o resultado de dois anos de consultas lideradas pelo assessor especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng

A Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou hoje um plano de acção para que os líderes religiosos de todo o mundo evitem e combatam o incitamento à violência.

A iniciativa é o resultado de dois anos de consultas lideradas pelo assessor especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng, com personalidades e organizações religiosas de diferentes confissões. "A voz, a autoridade e o exemplo dos líderes religiosos são chave", defendeu o secretário-geral da ONU, António Guterres, na apresentação do documento.

O diplomata português destacou o acordo que existe entre os princípios e os valores fundamentais das várias religiões e a importância que a fé tem para muitas pessoas em momentos difíceis.

"No entanto, no mundo vemos como a religião é torcida, manipulada cinicamente, para justificar o incitamento à violência e à discriminação", acrescentou.

Guterres falou ainda do "alarmante aumento" dos discursos de ódio, tanto na Internet, como noutros espaços e das mensagens que incitam o uso da violência.

Este documento, que ficou nomeado "Plano de Acção de Fez", a cidade marroquina onde se iniciaram as consultas em 2015, está pensado sobretudo para ser um guia para os líderes religiosos.

O plano inclui ainda uma série de recomendações para que os responsáveis religiosos contribuam para a paz e para a estabilidade e apresenta estratégias regionais específicas, destacando a importância das mulheres e dos jovens nas iniciativas de prevenção.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela