Secções
Entrar

Nunca tantos britânicos quiseram voltar para a União Europeia como este ano

Débora Calheiros Lourenço 23 de junho de 2023 às 18:35

Ainda assim 51% da população considera improvável o regresso do Reino Unido para a União Europeia.

Sete anos depois do Brexit, referendo que levou o Reino Unido a sair da União Europeia, a percentagem de britânicos que desejam voltar a pertencer à União alcança os níveis recorde. A maioria dos britânicos admite até que confia mais na Comissão Europeia do que no seu governo.

O mesmo inquérito descobriu ainda que o resto dos europeus consideram que o regresso do Reino Unido à União Europeia é um cenário cada vez mais provável.

A YouGov desenvolve periodicamente um inquérito para acompanhar osefeitos no Brexit na população britânicamas também para avaliar a confiança nas instituições da União Europeia. Este ano já foram feitas duas sondagens, a mais recente demonstra que 58,2% da população apoia um regresso ao bloco mas em fevereiro foi atingido o valor máximo de 60%.

Os inquéritos de confiança começaram a ser feitos em fevereiro de 2012 e os valores atingidos este ano são os mais altos desde sempre. Desde 2016, altura em que se realizou o referendo, a percentagem de população que defende o regresso à União Europeia tem vindo aumentar de forma mais ou menos consistente, tendo sido detetada apenas uma queda no início de 2021 para 47%.

Apesar deste aumento de confiança na União Europeia, 51% da população ainda considera improvável o regresso do Reino Unido, esta é uma ideia que tem vindo a diminuir uma vez que há dois anos a percentagem era de 62%.

A confiança dos britânicos no futuro da União Europeia também está a aumentar, sendo que esta foi a primeira vez em que mais entrevistados consideram estar otimistas (41%) do que pessimistas (36%) em relação ao que o futuro reserva ao bloco. Além disso os britânicos demonstraram, ainda que por uma margem pequena, confiar mais na Comissão Europeia (25%) do que no seu próprio governo.

OEuropean Social Survey(ESS) também partilhou uma pesquisa, no início deste ano, onde todos os Estados-membros foram questionados sobre a possibilidade de deixarem a União Europeia. Desde 2016 o sentimento de pretensa aumentou em todos os países e é cada vez menor a parcela da população que quer abandonar o bloco, a guerra na Ucrânia veio acelerar ainda mais o processo.

Atualmente Portugal (87,6%), Eslovénia (86,7%) e Espanha (85,2%) são os países onde o apoio à União é maior já a República Checa é onde o bloco tem menos apoio, ainda assim mais de metade (64,4%) que continuar a fazer parte da União.

O país onde o apoio mais aumentou nos últimos anos foi a Finlândia, com uma subida de 14,8%, seguida da Holanda (11,2%) e de Portugal (8,1%).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela