Secções
Entrar

Número de mortos de acidente aéreo em Havana sobe para 111

22 de maio de 2018 às 07:30

O avião, alugado pela Cubana de Aviación à companhia mexicana Global Air, despenhou-se poucos minutos depois de ter levantado voo. A bordo seguiam 113 pessoas e as causas do acidente ainda não são conhecidas.

Uma das três sobreviventes do acidente de avião, na última sexta-feira em Havana, morreu na segunda-feira, na sequência dos ferimentos sofridos, elevando assim o total de vítimas mortais para 111.

1 de 7
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Grettel Landrove, uma jovem de 23 anos que residia em Havana, morreu à 15:45 (20:45 em Lisboa) no Hospital Calixto García, na capital, onde estava internada desde o dia do acidente, com um prognóstico muito crítico.

O avião, um Boeing 737 alugado pela Cubana de Aviación à companhia mexicana Global Air, despenhou-se poucos minutos depois de ter levantado voo. A bordo seguiam 113 pessoas e as causas do acidente ainda não são conhecidas.

A jovem foi resgatada viva dos destroços do avião, mas os médicos indicaram que apresentava "graves danos neurológicos".

Landrove era bailarina da companhia de dança espanhola Ecos e estudante em Engenharia Industrial na Universidade Tecnológica de Havana.

As duas sobreviventes, de nacionalidade cubana, continuam no Hospital Calixto García e o seu estado de saúde é crítico.

As autoridades mexicanas suspenderam temporariamente as actividades da Global Air, a companhia aérea proprietária do Boeing 737, anunciou a Direcção-Geral da Aeronáutica Civil do México.

"A empresa está a ser notificada da suspensão temporária de actividade, enquanto decorre a investigação", referiu, em comunicado.

O documento acrescentou que a Global Air, registada com o nome Damojh Airlines, já tinha sido suspensa temporariamente em 2010, na sequência de uma aterragem de emergência, bem como em 2013, após uma queixa de um trabalhador.

O avião caiu na sexta-feira, às 12:08 (16:08 em Lisboa), numa zona de cultivo situada a cerca de um quilómetro do terminal um do aeroporto internacional José Martí, em Havana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela