Secções
Entrar

Nobel da Paz condenado a dez anos de prisão na Bielorrússia

Débora Calheiros Lourenço 03 de março de 2023 às 11:44

Ales Bialiatski está detido desde julho de 2021, após ter sido acusado de "financiar atividades que violam a ordem pública".

Um tribunal bielorrusso condenou esta sexta-feira o ativista e vencedor do Nobel da Paz em 2022, Ales Bialiatski, a dez anos de prisão. A informação foi dada pela organização de defesa de direitos humanos criada pelo próprio.

viasna

O Centro Viasna(palavra que pode ser traduzida para primavera) avançou que o vencedor do Nobel da Paz está detido desde julho de 2021, após ter sido acusado de "financiar atividades que violam a ordem pública".

Valentin Stefanovich e Vladimir Labkovich, outros dois ativistas pró-democracia, também foram julgados com Ales Bialiatski e arriscam 12 anos de prisão.

Estes foram inicialmente detidos por evasão fiscal e são agora acusados de transportar grandes quantidades de dinheiro para a Bielorrússia com o objetivo de "financiar ações coletivas que minam seriamente a ordem pública".

Vários grupos internacionais de defesa dos direitos humanos, como a Amnistia Internacional e o Human Rights Watch, denunciaram as perseguições judiciais contra os três acusados como não democráticas e exigiram a sua libertação imediata e incondicional.

Ales Bialiatski fundou o Centro Viasna em 1996 para ajudar legalmente os manifestantes que eram detidos e as suas famílias. Em 2022, recebeu o Prémio Nobel da Paz em conjunto com os fundadores de duas outras organizações que protegem os direitos humanos: a Memorial, na Rússia, e o centro para as Liberdades Civis, na Ucrânia.

Valentin Stefanovich, Vladimir Labkovich e Ales Bialiatski foram acusados no seguimento do protestos contra o regime em que estiveram envolvidos em 2020, depois de mais uma vitória eleitoral de Alexander Lukashenko, que governa a Bielorrússia desde 1994.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela