Secções
Entrar

"No final todas as partes de Gaza vão estar sob controlo israelita", garante Netanyahu 

Débora Calheiros Lourenço 21 de maio de 2025 às 18:29

O primeiro-ministro israelita avançou que o líder do Hamas Mohammed Sinwar está "provavelmente morto".

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu marcou para esta quarta-feira uma conferência de imprensa em Jerusalém, a primeira desde dezembro, e garantiu que "no final todas as partes de Gaza vão estar sob controlo israelita". Ainda assim referiu que se houver uma oportunidade para que seja negociado um "cessar-fogo temporário e uma troca de reféns, Israel tem abertura para isso".  

Ronen Zvulun/ AP

Israel acredita que vinte dos reféns capturados pelo Hamas no 7 de Outubro ainda estão vivos e que cerca de trinta já estarão mortos.  

O objetivo de Israel parece continuar claro: "Estamos comprometidos em atingir as nossas metas [derrotar o Hamas] até ao fim. Temos um plano muito organizado". Netanyahu garantiu ainda que Israel "já se livrou de dezenas de terroristas", incluindo o líder do Hamas Mohammed Sinwar que está "provavelmente morto".  

O primeiro-ministro israelita garantiu que Israel está preparado para acabar a guerra, mas precisa de "condições claras que garantam a sua segurança", o que envolve a libertação de todos os reféns israelitas, a liderança do Hamas ser exilada e a área ficar "completamente desarmada". Netanyahu afirmou ainda que os palestinianos que queriam abandonar Gaza podem já começar a fazê-lo.

Gaza continua à espera da entrada de ajuda humanitária depois de Israel ter anunciado o alívio bloqueio que dura há onze, no passado domingo. Segundo as autoridades israelitas 93 camiões deram entrada na terça-feira, no entanto as equipas da ONU já referiram que não foi distribuída qualquer ajuda. Agora Netanyahu apresentou um plano de três etapas para que a ajuda entre no enclave: "Permitir a entrada de itens de necessidades básicas, abrir pontos de distribuição de alimentos por empresas americanas protegidas pelo exército israelita e criar uma zona para proteger civis depois de assumir o controlo da segurança de Gaza". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela