Secções
Entrar

No Brasil 43% dos alunos não sabe o mínimo de leitura, matemática e ciências

03 de dezembro de 2019 às 22:47

Relatório da OCDE, elaborado de três em três anos, mede o desempenho dos alunos de 15 anos em diversas competências.

Quarenta e três por centro dos estudantes brasileiros não aprenderam o suficiente em leitura, matemática e ciências, segundo resultados apresentados esta terça-feira pelo PISA daOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico(OCDE).

A pontuação final dos estudantes brasileiros no PISA foi de 413 em leitura, 384 em matemática e 404 em ciências, indicando leve melhora do país nas disciplinas do ranking que analisou 79 países.

O desempenho médio dos brasileiros, porém, manteve uma tendência de estagnação em 2018, na comparação com edições anteriores.

O PISA (Programme for International Students Assessment) é um relatório da OCDE, elaborado de três em três anos, e que mede o desempenho dos alunos de 15 anos em diversas competências.

As competências analisadas são leitura, matemática e ciências, avaliando ainda outras questões como as capacidades para mobilizar esses conhecimentos na resolução de problemas do dia-a-dia nas sociedades contemporâneas, o ambiente escolar e as condições de equidade na aprendizagem.

Ponto a ponto, o exame mostrou que metade dos estudantes brasileiros alcançaram nível básico de proficiência em leitura, enquanto a média da OCDE é de 77%.

Apenas 32% dos estudantes do país atingiram o nível básico ou superior em matemática. A média da OCDE é de 76%.

Cerca de 45% dos estudantes brasileiros atingiram nível básico ou superior em ciências. A média da OCDE é de 78%.

"Apenas 2% dos estudantes do Brasil tiveram os níveis mais altos de proficiência (Nível 5 ou 6) em pelo menos uma disciplina, enquanto a média da OCDE é de 16%", frisou o estudo.

Em conferência de imprensa sobre os resultados do PISA, o ministro da Educação do brasileiro, Abraham Weintraub, culpou gestões anteriores do Partido dos Trabalhadores (PT) pelo fraco desempenho dos estudantes.

"[O resultado do PISA é] integralmente culpa do PT, integralmente culpa dessa doutrinação de esquerda e sem ensino", disse o ministro.

Para Weintraub, o símbolo máximo do alegado fracasso da política educacional brasileira seria um mural em homenagem ao educador Paulo Freire, mundialmente reconhecido por seus trabalhos sobre alfabetização.

"O governo do PT construiu [ao lado do ministério da Educação] a lápide da educação, que é o mural do Paulo Freire, que representa esse fracasso absoluto", concluiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela