Secções
Entrar

Namíbia declara estado de catástrofe por causa da seca

07 de maio de 2019 às 19:28

O país pediu ajuda internacional "a qualquer instituição ou pessoa que consiga completar os esforços do governo", que já desbloqueou 35 milhões de euros para ajuda aos agricultores.

A Namíbia declarou esta terça-feira estado de catástrofe natural devido à grave seca que há semanas afeta o país com consequências na sua agricultura, pecuária e ameaça para a segurança alimentar de uma parte da população.

"Os meios de subsistência da maioria dos namibianos estão ameaçados, especialmente aqueles que dependem da agricultura", declarou a primeira-ministra, Saara Kuugongelwa-Amadhila, no parlamento.

O ministro da Informação, Stanley Simataa, anunciou que o país pediu ajuda internacional "a qualquer instituição ou pessoa que consiga completar os esforços do governo", que já desbloqueou 35 milhões de euros para ajuda aos agricultores.

Tal como o resto da África austral, a Namíbia, com 2,4 milhões de habitantes, está em seca prolongada e deverá estar em estado de catástrofe natural durante pelo menos seis meses, conforme determinou o Presidente da República, Hage Geingob.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela