Secções
Entrar

Musk nega gesto nazi: "Eles precisam de melhores truques sujos"

Gabriela Ângelo 21 de janeiro de 2025 às 11:17

Gesto feito pelo multimilionário durante um discurso gerou várias reações online. Elon Musk recusa ter feito gesto.

Elon Musk, o multimilionário dono da Tesla, SpaceX e da rede social X, foi alvo de críticas na segunda-feira, 20 após ter feito um gesto semelhante ao da saudação nazi durante um discurso de celebração após a tomada de posse presidencial de Donald Trump.

elon musk inauguração REUTERS

Após esse discurso, publicou na rede social X um vídeo da Fox News que corta o momento do gesto, mostrando o público. "O futuro é tão entusiasmante", lê-se na descrição.

A uma publicação no X que fazia referência ao gesto, o multimilionário respondeu que "eles precisam de melhores truques sujos" e que "o ataque 'toda a gente é Hitler' está muito cansado", fazendo ainda referênca a um tweet antigo em que referiu uma "campanha de truques sujos". 

Dirigindo-se aos apoiantes de Trump, horas depois da sua tomada de posse como o 47º presidente dos Estados Unidos, Elon Musk elogiou o resultado das eleições de 5 de novembro como não sendo uma "vitória qualquer", mas sim uma "bifurcação no caminho da civilização humana". 

"Esta foi realmente importante, obrigada por terem conseguido. Obrigada", disse o principal financiador da campanha eleitoral de Trump enquanto mordia o lábio inferior, batia com a mão direita sobre o peito e depois estendia o braço direito, na diagonal. Depois virou-se para trás e repetiu o gesto para a restante multidão. 

"O meu coração está convosco, é graças a vós que o futuro da civilização está assegurado", disse a terminar o gesto, que foi analisado e escrutinado online

@stevoclub

it was question mark thats for sure

? original sound - la’kyla

Musk apoiou o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), um partido anti-imigração e anti-islâmico classificado como extremista pelos serviços de segurança alemães. No início do mês, organizou uma entervista com o líder do partido na sua plataforma de redes sociais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela