Secções
Entrar

Meta deixará de emitir anúncios políticos e eleitorais na UE

Lusa 25 de julho de 2025 às 22:43

O gigante das redes sociais, dono do Instagram, Threads e Facebook, deixará de permitir estes anúncios a partir de 10 de outubro.

O grupo de tecnologias e redes sociais Meta anunciou hoje que a partir do outono deixará de emitir anúncios políticos, eleitorais e sociais na União Europeia (UE), de acordo com uma nova regulamentação de publicidade naquele espaço.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

"Trata-se de uma decisão difícil, tomada como resposta ao novo regulamento da UE sobre Transparência e Publicidade Dirigida Política (TTPA), que introduz importantes desafios operacionais e incertezas legais", anunciou a empresa em comunicado.

O gigante das redes sociais, dono do Instagram, Threads e Facebook, deixará de permitir estes anúncios a partir de 10 de outubro.

A proposta legislativa (TTPA) visa melhorar a transparência da publicidade política na UE, ao estabelecer normas que permitam aos cidadãos identificar claramente quando estão perante um anúncio político, quem o financia e se foi direcionado especificamente para eles.

Este regulamento faz parte dos esforços da UE para contrariar a influência estrangeira e a manipulação eleitoral.

A Meta assegurou que esta decisão só estaria em vigor na UE e que não impediria o debate político nas suas plataformas, "nem que políticos, candidatos e cargos políticos produzam e partilhem conteúdo político de forma orgânica", destacando que só impedirá a ampliação dos discursos através de publicidade paga.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela