Secções
Entrar

Mais de 1 milhão de pessoas precisam de ajuda no Haiti

11 de outubro de 2016 às 08:34

O furacão Matthew destruiu casas e fontes de água e matou mais de 300 pessoas e vários animais de criação. Depois de atingir o Haiti, o furacão deslocou-se para os Estados Unidos

O Haiti enfrenta uma crise humanitária que requer uma "resposta massiva" da comunidade internacional, com pelo menos 1,4 milhões de pessoas a precisar de ajuda após a passagem do furacão Matthew, disse esta segunda-feira o líder da ONU, Ban Ki-moon.

A tempestade matou pelo menos 372 pessoas no país, prevendo-se que o número suba significativamente quando as equipas de resgate conseguirem chegar a zonas que estavam inacessíveis.

O furacão Matthew destruiu casas e fontes de água, e matou animais de criação.

As Nações Unidas já lançaram um "apelo relâmpago" para angariar 120 milhões de dólares de modo a cobrir as necessidades urgentes do Haiti nos próximos três meses. "Uma resposta em massa é necessária", afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e acrescentou: "Algumas cidades e vilas foram praticamente apagadas do mapa. Estes números e necessidades estão a aumentar à medida que mais zonas afetadas são alcançadas".

Depois de atingir o Haiti a 4 de Outubro, o furacão deslocou-se para os Estados Unidos, onde matou pelo menos 20 pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela