Secções
Entrar

Maior ataque aéreo russo desde o início da guerra mata pelo menos três pessoas em Kiev

Débora Calheiros Lourenço 07 de setembro de 2025 às 11:16

O ataque noturno envolveu pelo 805 drones e mísseis. Além da capital do país, outras regiões do centro, leste e sul foram atingidas.

Na noite de sábado a Rússia lançou o maior ataque aéreo desde o início da invasão à Ucrânia e matou pelo menos três pessoas, incluindo uma criança, e atingiu um prédio governamental.
Kiev sob ataque: bombeiros combatem incêndio num edifício danificado Foto AP/Evgeniy Maloletka
Segundo as autoridades ucranianas Kiev foi atingida com drones e mísseis, no resultado ficaram feridas pelos menos 18 pessoas e dezenas de edifícios foram incendiados. “Pela primeira vez, o prédio do governo for danificado por um ataque do inimigo”, afirmou a primeira-ministra Yulia Svyrydenkon que também garantiu: “Vamos restaurar os prédios, mas as vidas perdidas não podem ser recuperadas”. O ataque noturno envolveu pelo 805 drones e mísseis. Yuriy Ihnat, porta-voz da Força Aérea Ucraniana, afirmou que este foi o maior ataque aéreo russo com drones desde o início da guerra resultante da invasão russa em larga escala em fevereiro de 2022. A Ucrânia conseguiu abater e neutralizar 747 drones e quatro mísseis. Detritos dos equipamentos abatidos caíram em oito partes do país. O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, avançou também que os ataques mataram uma criança e uma jovem, enquanto uma mulher grávida estava entre os cinco feridos internados no hospital. Pelo Telegram, Timur Tkachenko, chefe da administração militar, defendeu que a Rússia estava “deliberadamente e conscientemente a atacar alvos civis”. Apesar da destruição deixada em Kiev esta não foi a única cidade atingida. Em Kremenchuk, no centro do país, algumas das áreas encontram-se sem fornecimento de energia, já em Kryvyi Rih os ataques tiveram como alvo instalações de transporte e infraestruturas urbanas e em Odesa, no sul do país, vários prédios civis foram danificados e alguns apartamentos ficaram destruídos pelos incêndios.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela