Secções
Entrar

Maduro pede a presidente eleito do Chile que "respeite os venezuelanos"

Lusa 16 de dezembro de 2025 às 08:20

Durante a campanha, Kast prometeu expulsar cerca de 340 mil migrantes sem documentos, principalmente venezuelanos, e combater a criminalidade no país sul-americano.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu ao presidente eleito do Chile, que prometeu expulsar em massa migrantes ilegais, que “respeite os venezuelanos”, comparando o programa político de José Antonio Kast ao do líder nazi Adolf Hitler.
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
“Pode ser um partidário de [Adolf] Hitler e ter sido educado de acordo com os valores de Hitler, pode ser um pinochetista convicto e declarado, mas tome cuidado para não tocar num único fio de cabelo de um venezuelano. Os venezuelanos devem ser respeitados!”, disse Maduro na segunda-feira, dirigindo-se a Kast. O presidente eleito, que fez campanha a favor da continuidade do general Augusto Pinochet (1973-1990) no plebiscito de 1988, é o primeiro candidato de extrema-direita a chegar ao palácio de La Moneda, desde que o Chile voltou a ser uma democracia reconhecida, 35 anos depois do fim da ditadura. Durante a campanha, Kast prometeu expulsar cerca de 340 mil migrantes sem documentos, principalmente venezuelanos, e combater a criminalidade no país sul-americano. Kast, de 59 anos, venceu na segunda volta, no domingo, por ampla margem Jeannette Jara (esquerda), ex-ministra do Trabalho do ainda presidente chileno, Gabriel Boric.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela