Secções
Entrar

Macron propõe agência europeia de refugiados

26 de setembro de 2017 às 16:04

Perante alunos da Universidade de Sorbonne, presidente francês apresentou a sua visão para uma Europa mais unida, com um orçamento comum para os países da zona euro

O presidente francês, Emmanuel Macron, propôs a criação de uma agência europeia de asilo e documentos de identidade comuns para gerir melhor o fluxo de refugiados na União Europeia (UE).

1 de 6
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA

Num discurso perante alunos da Universidade de Sorbonne, em Paris, Macron apresentou a sua visão para uma Europa mais unida, com um orçamento comum para os países da zona euro e uma voz internacional mais forte.

Na fase em que falou de fluxos migratórios, o Presidente francês defendeu que as fronteiras europeias têm de ser controladas e os processos de análise de pedidos de asilo acelerados e harmonizados, para o que é indispensável criar uma agência europeia que decida quantos migrantes podem ser recebidos e onde.

Emmanuel Macron alertou para os perigos do nacionalismo anti-imigração, argumentando que ele contraria os princípios de uma Europa comum nascida da tragédia de duas guerras mundiais.

"Pensámos que o passado não voltaria", disse, uma aparente referência à entrada da extrema-direita no parlamento alemão. Mas este isolacionismo, considerou, ocorre porque os europeus "esqueceram-se de defender a Europa".

Macron propôs também a criação de uma força de intervenção militar comum e a definição de um orçamento europeu de defesa comum.

As Forças Armadas francesas, defendeu, devem abrir-se a militares de outros países da UE, e outros Estados-membros deviam fazer o mesmo, na base do voluntariado.

A defesa da Europa deve também passar por uma agência de informações europeia, que permita tornar mais eficaz o combate ao terrorismo, e uma força de protecção civil partilhada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela