Secções
Entrar

Lider do Estado Islâmico apela à permanência em Mossul

03 de novembro de 2016 às 08:40

"Defender o vosso terreno com honra é milhares de vezes melhor do que retirar em vergonha", afirmou Abu Bakr al-Baghdadi

O líder do grupo radical autoproclamado Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, apelou aos seus combatentes para que resistam em Mossul, onde as tropas iraquianas estão a tentar entrar.

"Não retirem", afirma uma voz, apresentada como pertencente ao líder daquele grupo, numa mensagem áudio divulgada ao início de quinta-feira pelos canais do grupo. "Defender o vosso terreno com honra é milhares de vezes melhor do que retirar em vergonha", afirmou ainda durante a mensagem.

Recorde-se que as tropas iraquianas e curdas estão a tentar entrar na segunda maior cidade do Iraque, que é, simultaneamente, um dos mais importantes epicentros de actividade do Estado Islâmico. O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, já anunciou que quer libertar Mossul do Estado Islâmico: "O tempo da vitória chegou e as operações para libertar Mossul começaram. Hoje declaro o início dessas operações vitoriosas para libertar-vos da violência e do terrorismo do Daesh". 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela