Secções
Entrar

Le Pen critica "frente republicana podre" à volta de Macron

24 de abril de 2017 às 13:15

A candidata de extrema-direita falou aos jornalistas numa visita a um mercado em Rouvroy, França. A campanha para a segunda volta das presidenciais francesas começou esta segunda-feira

A candidata de extrema-direita Marine Le Pen criticou esta segunda-feira a "frente republicana podre" que se "tenta unir" à volta do seu adversário na segunda volta das presidenciais francesas, o pró-europeu e favorito Emmanuel Macron.

"A velha frente republicana podre, que mais ninguém quer, que os franceses afastaram com uma violência invulgar, tenta unir-se à volta de Macron. Quase me apetece dizer ainda bem", declarou Le Pen, numa visita a um mercado em Rouvroy, no norte de França.

A "frente republicana" é a expressão utilizada normalmente para designar os responsáveis políticos de qualquer quadrante que defendem um bloqueio da extrema-direita seja qual for o candidato que enfrente.

A maioria da classe polícia francesa, quer à esquerda, quer à direita, apelou ao voto em Macron contra a candidata da Frente Nacional logo que foram conhecidos no domingo os resultados da primeira volta das presidenciais.

A extrema-direita espera, no entanto, conseguir votos nas fileiras de A França Insubmissa, liderada pelo tribuno da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon que, depois de um significativo resultado, não deu indicação de voto para a segunda volta.

Os soberanistas que votaram em pequenos candidatos e a franja mais conservadora da direita também lhe podem trazer votos.

Le Pen assegurou não ter ficado decepcionada com o seu resultado na primeira volta (21,43% segundo os últimos resultados), atrás de Macron (23,75%). "Somos competidores cheios de esperança e dinamismo", disse.

"Vim para iniciar esta campanha da segunda volta da única forma que sei, ou seja, no terreno, com o povo francês, para chamar a sua atenção para questões muito importantes, hoje a do terrorismo islâmico", adiantou, acusando o seu adversário de ser "fraco" em relação ao assunto.

Após uma primeira votação marcada por uma participação em massa dos franceses, de perto de 80%, a campanha para a segunda volta das presidenciais francesas, a 7 de Maio, iniciou-se esta segunda-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela