Secções
Entrar

Kremlin diz que relatório francês sobre ataque químico não é prova suficiente

26 de abril de 2017 às 11:55

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês disse que o ataque tem "a assinatura" do regime de Bashar al-Assad

O Kremlin considerou esta quarta-feira, 26, que um novo relatório do governo francês não é suficiente para provar que foi o Governo sírio o responsável pelo ataque químico que matou 87 pessoas no noroeste deste país no início de Abril.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Marc Ayrault, disse hoje que um relatório dos serviços secretos concluiu que o ataque com gás sarin contra a localidade de Khan Sheikhoun tem "a assinatura" do regime de Bashar al-Assad.

Em declarações aos jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a posição da Rússia sobre o ataque não mudou e que "a única maneira de saber a verdade sobre o que aconteceu perto de Idlib é uma investigação internacional imparcial".

A Rússia já tinha pedido um inquérito internacional e Peskov lamentou que a Organização para a Proibição de Armas Químicas tenha recusado a proposta do Governo sírio para visitar o local do ataque e investigar o caso.

Jean-Marc Ayrault disse hoje que Paris sabe, "de fontes seguras", que "o processo de fabrico do gás sarin que foi usado é típico do método desenvolvido em laboratórios sírios". "Este método tem a assinatura do regime e isso permite-nos estabelecer a responsabilidade neste ataque", disse o chefe da diplomacia francesa.

Damasco sempre negou a sua implicação no ataque e afirmou tratar-se de "uma fabricação a 100%".

Ocorrido a 4 de Abril, numa zona controlada pelos rebeldes, o ataque fez 87 mortos, entre os quais 31 crianças, e motivou represálias norte-americanas, a 7 de Abril, contra uma base aérea do regime.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela