Secções
Entrar

Juncker sobre Brexit: "É um momento trágico para a Europa"

22 de setembro de 2019 às 13:44

Presidente cessante da Comissão Europeia argumenta que "o 'Brexit' está em desacordo com o sentido da história e do espírito de Churchill, que em seu tempo defendeu Estados Unidos da Europa".

A saída do Reino Unido da União Europeia prevista para 31 de outubro "é um momento trágico para toda a Europa", afirmou o presidente cessante da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, numa entrevista publicada hoje pelo jornal espanhol El Pais.

O chefe do executivo da União Europeia (UE), que cessa funções em 31 de outubro, argumenta que "o 'Brexit' está em desacordo com o sentido da história e do espírito de Churchill, que em seu tempo defendeu Estados Unidos da Europa".

"Acredito que ainda temos possibilidade de chegar a um acordo" com Londres, refere Juncker, descrevendo o seu encontro com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na passada segunda-feira, no Luxemburgo, como "construtivo e parcialmente positivo".

"Eu não compartilho a ideia de quem acha que Johnson está a brincar connosco e com ele mesmo. Penso que está a tentar encontrar um acordo que seja aceitável tanto para o parlamento britânico como para o Parlamento Europeu", disse.

Durante a entrevista, Juncker expressou ainda o seu pesar pela Comissão ter decidido não intervir, em 2016, quando o Reino Unido realizou um referendo sobre a sua adesão à UE e em que quase 52% dos eleitores votaram a favor de uma saída.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem-se manifestado convicto de que é possível conseguir alterações ao Acordo de Saída assinado em novembro por Bruxelas e pela sua antecessora, Theresa May, nomeadamente substituir o 'backstop', e obter um acordo até à cimeira europeia.

Se não conseguir um acordo até 19 de outubro, nem conseguir autorização do parlamento britânico para uma saída sem acordo, Johnson terá de cumprir a lei que obriga o Governo a pedir um adiamento da saída por três meses, até 31 de janeiro.

Contudo, um novo adiamento do 'Brexit', inicialmente previsto para 29 de março, requer a concordância unânime dos restantes 27 Estados membros da UE, que se reunirão no Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela