Secções
Entrar

Jair Bolsonaro inelegível até 2030, decide Tribunal

Leonor Riso 30 de junho de 2023 às 16:43

Quatro juízes decidiram punir o ex-presidente brasileiro por abuso de poder político e uso indevido dos media.

Jair Bolsonaro foi considerado inelegível até 2030 pelo Supremo Tribunal Eleitoral. A decisão foi divulgada esta sexta-feira e deve-se às alegações de fraude nas últimas eleições presidenciais brasileiras. Bolsonaro chegou a convocar embaixadores para criticar o voto eletrónico.

REUTERS/Marco Bello

De acordo com a agência noticiosa Reuters, a maioria decidiu por afastá-lo de cargos públicos durante oito anos, considerando os atos cometidos nas eleições de outubro de 2022. Lula da Silva venceu.

Quatro juízes do tribunal decidiram condenar Bolsonaro. Um deles não, e ainda falta que outros dois votem. Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos media.

O ex-presidente brasileiro pode ainda recorrer junto do Supremo Tribunal Federal e tem essa intenção. "Esse julgamento não tem pé, nem cabeça. Não ataquei o sistema eleitoral, eu mostrei possíveis falhas", afirmou em declarações a uma rádio.

As próximas eleições presidenciais no Brasil serão em 2026.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela