Secções
Entrar

Israel diz ter atacado centro de investigação nuclear na capital do Irão

Luana Augusto 20 de junho de 2025 às 08:15

Segundo as forças de defesa israelitas, este centro de investigação seria responsável por "desenvolver tecnologias e armas avançadas para servir as capacidades militares do regime".

Uma semana depois de terem sido lançados ataquescontra instalações nucleares e militaresno Irão, eis que Israel voltou a bombardear durante esta madrugada um centro de investigação nuclear em Teerão.

AP Photo/Leo Correa

"Foram atingidos dezenas de alvos, nomeadamente locais de produção de mísseis militares e a sede do SPND, a organização responsável pela investigação e desenvolvimento do programa nuclear militar iraniano", especificou o exército israelita em comunicado.

Segundo adiantaram as forças israelitas, este centro de investigação é responsável por "desenvolver tecnologias e armas avançadas para servir as capacidades militares do regime".

Além disso, Israel afirmou ter bombardeado "instalações de produção de componentes de mísseis e fábricas de matérias-primas usadas para o fabrico de motores de mísseis", lê-se no comunicado.

Durante esta madrugada, o Irão lançou vários mísseis contra Israel que atingiram edifícios residenciais na localidade de Beer Sheeva - onde na quinta-feira um míssil iraniano atingiu o Hospital Soroka e causou pelo menos 72 feridos. Sabe-se que durante este ataque, a força israelita terá conseguido intercetar pelo menos quatro drones iranianos.

O momento levou Israel a acionar as sirenes em diversas regiões, durante a manhã desta sexta-feira. Como consequência, pelo menos cinco pessoas ficaram com ferimentos ligeiros, informou o serviço de emergência israelita Magen David Adom (MDA).

"O míssil no Negev caiu perto de prédios residenciais. Um edifício de seis andares sofreu danos e ficou destruído, e apartamentos que se encontravam nas proximidades também ficaram danificados", detalhou o Ministério da Defesa em comunicado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela