Secções
Entrar

Islândia prepara-se para erupção vulcânica do Fagradalsfjall

Leonor Riso 14 de novembro de 2023 às 09:14

Já se sentiram mais de 900 sismos na região e nas estradas, abriram-se fissuras. Milhares de pessoas foram retiradas do local.

Estradas perto de Grindavik, na costa sul da Islândia, foram fechadas ao público esta segunda-feira, 13, enquanto o país se prepara para uma erupção vulcânica.

Carros da polícia foram estacionados em estradas rumo à cidade. No asfalto, já se verificam fissuras.

Cerca de 4 mil pessoas foram retiradas de Grindavik ao longo do passado fim de semana, devido ao receio de que rocha derretida pudesse vir à superfície e atingisse a cidade costeira e uma central de energia geotérmica.

Já se sentiram cerca de 900 sismos na península de Reykjanes.

Esta área é um ponto vulcânico e sísmico. O vulcão Fagradalsfjall, com 385 metros de altitude, situa-se a 40 quilómetros de Reiquejavique, a capital islandesa. Em março de 2021, surgiram fontes de lava de uma fissura no chão com entre 500 e 750 metros na região do sistema vulcânico. 

A atividade vulcânica prolongou-se durante seis meses nesse ano, levando milhares de islandeses e turistas a visitar o local.Em agosto de 2022, deu-se uma erupção de três semanas na mesma área, a que se seguiu outra em julho de 2023.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela