Secções
Entrar

Irmão do ex-presidente argelino Bouteflika absolvido em caso de "conspiração"

02 de janeiro de 2021 às 14:53

Said Bouteflika vai ser transferido para outra prisão enquanto aguarda o desfecho na justiça de outros casos ligados a corrupção durante os 20 anos em que o irmão esteve no poder.

Um tribunal militar da Argélia absolveu hoje o irmão do presidente deposto Abdelaziz Bouteflika e dois antigos chefes dos serviços de informações, condenados a 15 anos de prisão por "conspirar" contra Estado e exército, informou a agência oficial APS.

Segundo fonte judicial, Said Bouteflika, que era também conselheiro do antigo presidente, vai ser transferido para outra prisão enquanto aguarda o desfecho na justiça de outros casos ligados a corrupção durante os 20 anos em que o irmão esteve no poder.

Além de Bouteflika, os generais Mohamed Mediène e Athmane Tartag, bem como a militante 'trotskista' Louisa Hanoune, condenados neste caso, foram absolvidos pelo tribunal militar de Blida, perto de Argel, após terem recorrido, segundo o advogado de defesa Khaled Berghel, citado pela agência noticiosa APS.

Detidos em maio de 2019, os quatro acusados tinham sido condenados em setembro do mesmo ano a 15 anos de prisão, num julgamento por "conspiração contra a autoridade do Estado e do exército".

"Após deliberação, o tribunal (...) anunciou a decisão de anular a sentença de primeira instância e absolver todos os acusados", disse o advogado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela