Secções
Entrar

Irão testa atualizações à Lei do Hijab e da Castidade

Débora Calheiros Lourenço 13 de agosto de 2023 às 15:24

O deputado Gholamreza Nouri-Qezeljeh já alertou para os "perigos" da atualização que se concentra em "criminalizar e punir" as mulheres por qualquer violação relacionada com a utilização do hijab.

Como resposta aos últimos meses de protestos em massa o Irão vai aplicar um projeto de lei temporário com alterações à Lei do Hijab e da Castidade, no entanto esta revisão foi votada apenas pelos parlamentares evitando qualquer debate público sobre a questão.

Majid Asgaripour/WANA via Reuters

O projeto de lei deverá ser testado por um período de três a cinco anos e é esperado que imponha uma série de novas punições às mulheres, limitando-lhes ainda mais as suas liberdades.

O deputado Gholamreza Nouri-Qezeljeh já alertou para os "perigos" da atualização que se concentra em "criminalizar e punir" as mulheres por qualquer violação relacionada com a utilização do hijab.

Qualquer alteração definitiva terá de ser aprovada pelo Conselho de guardiões do Irão, o corpo legislativo mais poderoso do país, e posteriormente os parlamentares submeterão o projeto de lei a uma votação, para o tornar numa lei permanente.

Os legisladores recorreram ao Artigo 85 da constituição do Irão para que o processo de legislação decorresse à porta fechada uma vez que este permite que um comité parlamentar reveja os projetos de lei sem qualquer debate público. A criação do comité foi levada ao parlamento e aprovada com 175 votos a favor e 49 contra.

Agora os parlamentares têm de votar por quanto tempo as alterações experimentais devem ser aplicadas.

O hijab é um importante símbolo político no Irão que tem sido amplamente questionado pelas mulheres que se sentem obrigadas a utilizá-lo e, por isso, com as suas liberdades condicionadas.

Muitas mulheres têm desrespeitado publicamente a Lei do Hijab e da Castidade como forma de protesto pela morte de Mahsa Amini, de apenas 22 anos, nas mãos da polícia. A sua morte provocou meses de protestos em massas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela