Secções
Entrar

Irão quer assassínio de general iraniano aos tribunais internacionais

16 de fevereiro de 2020 às 14:00

Qassem Soleimani e outras pessoas morreram num ataque levado a cabo pelos Estados Unidos da América em 3 de janeiro, em Bagdad, no Iraque, após ordem de Donald Trump.

O responsável pelo poder judiciário no Irão, Ebrahim Raisi, disse este domingo que está a trabalhar com o Iraque para levar às instâncias internacionais o caso do assassínio do general iraniano Qassem Soleimani.

O general iraniano e outras pessoas morreram num ataque levado a cabo pelos Estados Unidos da América (EUA) em 3 de janeiro, em Bagdad, no Iraque.

Raisi explicou que as autoridades judiciais do Irão e do Iraque "estão a investigar o caso do assassínio de Qassem Soleimani" e que o processo já foi aberto pelo Ministério Público de Teerão com o propósito de punir os culpados, segundo a agência de notícias Tasnim.

"Fora designados juízes para trabalhar com o departamento internacional do poder judiciário e o Ministério dos Negócios Estrangeiros com o objetivo de dar seguimento à questão no país, em cooperação com as principais autoridades judiciais do Iraque", afirmou.

Por sua parte, o vice-ministro da Justiça iraniano, Mahmoud Abbasi, disse que o Irão e o Iraque levarão o caso ao Tribunal Internacional de Justiça, porque o assassínio viola a Carta das Nações Unidas.

Abbasi encontrou-se hoje em Teerão com uma delegação judicial iraquiana e ambos os lados concordaram em formar uma comissão conjunta para investigar o assassínio de Soleimani.

O ataque norte-americano matou vários líderes da milícia xiita iraquiana Mobilização Popular, incluindo o seu ‘número dois’, Abu Mahdi al-Mohandes.

Os assassínios de Soleimani e Al-Mohandes por ordem direta do Presidente dos EUA, Donald Trump, provocou uma grave tensão na região do Médio Oriente.

Em retaliação, uma semana depois o Irão atacou uma base militar com a presença de soldados norte-americanos no Iraque e, desde então, disparos de projéteis por milícias iraquianas apoiadas por Teerão contra alvos norte-americanos no Iraque têm sido uma constante.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela