Secções
Entrar

Homem que atacou primeira-ministra dinamarquesa estava demasiado bêbado

Ana Bela Ferreira 06 de agosto de 2024 às 20:05

Polaco de 39 anos garante que não se lembra de ter agredido Mette Frederiksen. Reconheceu ser culpado de burla e atentado ao pudor.

O homem polaco que está a ser julgado pela agressão à primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse em tribunal que estava demasiado bêbado nesse dia para se lembrar do incidente e considerou-se inocente no caso.

URS FLUEELER/Pool via REUTERS

O arguido de 39 anos, que vive na Dinamarca desde 2019, admitiu em julgamento que estava a ter um dia mau. "Estava cara a cara com a senhora primeira-ministra e não me consigo lembrar de mais nada até ser detido", afirmou, citado pela agência AFP.

O incidente aconteceu em junho, a dois dias das eleições europeias, em Copenhaga, capital dinamarquesa. Mette Frederiksen ficou com ferimentos ligeiros no pescoço e no ombro depois de ter levado um murro do homem, cujo nome não pode ser revelado de acordo com as leis dinamarquesas.

Na época a governante cancelou a agenda dos dias seguintes, tendo afirmado que se encontrava "bem", mas "abalada". A primeira-ministra não irá depor em julgamento, cujo veredito pode chegar já esta quarta-feira.

Um dos seus seguranças testemunhou e deu conta de que viu um homem a aproximar-se de Frederiksen, a dizer algo incompreensível e depois deu-lhe um murro. O homem garante que não se lembra, tendo, no entanto, reconhecido que é culpado noutras acusações referentes a burla e atentado ao pudor.

O ataque a Mette Frederiksen aconteceu três semanas depois da tentativa de assassinato do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, e um mês antes de Donald Trump ter sido baleado num comício.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela