Secções
Entrar

Guterres profundamente preocupado com constante violação de cessar-fogo em Gaza

Lusa 04 de novembro de 2025 às 09:40

O plano de pacificação de Gaza foi patrocinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e entrou em vigor há um mês.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou-se hoje “profundamente preocupado com as cominuas quebras do cessar-fogo” na Faixa de Gaza, após mais de dois anos de guerra.
Guterres alerta para violação do cessar-fogo em Gaza Chalinee Thirasupa/Pool Photo via AP
António Guterres respondia a perguntas em conferência de imprensa, à margem da II Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social, em Doha, Qatar. “Profundamente preocupado com as continuas quebras do cessar-fogo”, declarou, alertando as partes para que tais violações “devem cessar e todas as partes devem respeitar as decisões da primeira fase do acordo de Paz”. O plano de pacificação de Gaza foi patrocinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, com a mediação também de Qatar, Egito, Turquia e Arábia Saudita, e entrou em vigor há um mês, permitindo a troca de reféns israelitas em posse do grupo islamista radical Hamas, com e sem vida, por prisioneiros palestinianos. Contudo, têm existido recontros entre as Forças da Defesa de Israel (IDF, na sigla inglesa) e membros do grupo palestiniano que protagonizou o ataque terrorista de 07 de outubro de 2023, o qual desencadeou a grande ofensiva militar hebraica.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela